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A importância do planejamento

A falta de planejamento pode ser apontada como uma das principais culpadas do fechamento de empresas antes de um ano de atividade.

planejamento

O bom planejamento não deve ser feito apenas quando se inicia um negócio, mas deve ser revisado constantemente para identificar possíveis carências e tendências e se adaptar ao que for necessário. Veja dicas da PEGN para elaborar seu planejamento:

“Um dos pilares da boa gestão é a formulação de um planejamento que integre estratégias no longo prazo, com ações e objetivos que possam ser executados em um período mais curto. Para isso, é preciso compreender as questões que afetam seu negócio, assim como analisar o ambiente externo no qual sua empresa irá atuar. Devem ser consideradas informações relativas a clientes, mercado, fornecedores e comunidades, situação político-econômica do país, concorrência, características do setor de atuação e normas e leis de regulamentação.

Também deve ser conduzida a análise do âmbito interno, que permite a identificação dos pontos fortes e fracos. É preciso levantar informações sobre os colaboradores, a capacidade da empresa de prestar serviços e/ou oferecer produtos, assim como os recursos financeiros, organizacionais e físicos que integram desde o sistema de gestão da empresa até a infraestrutura e capacidade produtiva.

Ao fazer o planejamento, é fundamental criar indicadores para avaliar e mensurar se a empresa tem alcançado suas estratégias. Cada indicador deve ter uma meta que permita acompanhar a evolução dos resultados esperados. Os planos, indicadores e objetivos devem ainda ser comunicados a todos os colaboradores, o que é vital para o engajamento das pessoas na causa comum.

Outra etapa essencial de um planejamento é o desenvolvimento de planos de ação, que são os desdobramentos das estratégias em metas. De modo geral, os planos de ação são estabelecidos para realizar aquilo que tornará a estratégia da empresa bem-sucedida. Eles devem incluir a definição dos responsáveis, dos prazos e dos recursos necessários para a execução das ações, bem como a realização de reuniões periódicas para o acompanhamento das ações planejadas.

Assim, para construção de uma trajetória de êxito, é fundamental formular estratégias e implementá-las por meio de metas, planos e processos alinhados, monitorando-os constantemente e comunicando-os aos colaboradores e partes interessadas. Somente a clareza de visão e a constatação real de que seu negócio está inserido em um ambiente composto por diversas forças externas e internas, em constante mutação, garantem a condução da empresa ao sucesso”.

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