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Primeiros Passos para Montar a Sua Loja Virtual

E-commerce

O sucesso de uma loja virtual depende de uma série de fatores, entre eles o processo de criação, pois é aí que se define a identidade da loja online. A escolha do nicho de mercado, passando pela escolha do domínio, plataforma, layout, logo e a estruturação dos elementos práticos, poderá responder se a criação de um e-commerce é uma aventura ou um planejamento. Por isso, selecionamos os passos iniciais para criar uma loja virtual.

Aumente as chances de sucesso do seu e-commerce

1. Defina o nicho de mercado

O primeiro passo para iniciar as vendas online é conhecer o produto que você irá comercializar. As perguntas que devem ser respondidas nessa fase são: eu gosto e conheço sobre esse mercado? É um produto que tem potencial de venda de acordo com a projeção de crescimento da loja?

É melhor investir mais tempo e dinheiro em produtos de qualidade e obter o retorno a médio prazo do que iniciar com produtos baratos e de saída rápida, mas perder mercado ao longo do tempo. Uma boa pesquisa de mercado pode ajudar na definição do nicho.

2. Escolha um domínio

A escolha do domínio é fundamental para que a loja que está sendo criada se torne conhecida. Um domínio próprio aumentará a credibilidade do e-commerce. Procure registrar um domínio com um nome de fácil memorização e que tenha alguma ligação com o produto vendido. Sempre se oriente pelo poder publicitário que o nome envolve. O investimento é extremamente baixo e garante a originalidade.

3. Escolha uma plataforma

Para uma loja virtual estar sempre disponível e manter a aparência com relação a layout e praticidade para os clientes, é preciso utilizar um sistema de gestão profissional. Opte pela plataforma que ofereça mais recursos e facilidades. Isso tanto no que diz respeito a personalização de layout, tanto no sistema de gestão como relatórios e planilhas. Se for possível, escolha sempre a melhor plataforma disponível no mercado. Lembre-se que você pretende crescer!

4. Customize um layout e crie um logo

O logotipo da empresa deve ser criado a partir do nicho de mercado escolhido. Ao mesmo tempo em que a simplicidade é importante, não deve esquecer-se da criatividade. Elabore um logo que dê uma cara para seu e-commerce. Porém a cara que você quer e que seus clientes aprovem.

Quanto ao layout é preciso pensar como a fachada da loja. Procure por layouts que identifiquem o mercado dos seus produtos e seja a identidade da loja. A intenção é que o visual da empresa seja o diferencial com relação a concorrência. Por isso, procure utilizar um layout profissional customizado, pois dessa forma poderá adequar a realidade do projeto, sem perder a personalidade e a identidade da loja online.

5. Decida como entregar o produto

O frete é um passo que deve ficar claro para o cliente quando se trata de e-commerce. Elabore contratos com correios e outras transportadoras, garantindo opções mais ágeis e práticas de entrega, como o e-Sedex. O prazo curto é importante, porém mais do que isso, é preciso cumprir os prazos.

6. Decida como irá cobrar e receber

As formas de pagamento devem ser bastante amplas para possibilitar um engajamento maior com todo o tipo de cliente. Cartão de crédito, débito bancário, boleto bancário e pagamentos online são as principais formas de pagamento através da internet.

7. Monte a apresentação da sua loja

Alguns textos institucionais devem fazer parte da loja para aumentar a confiança do seu cliente. Entre esses textos os principais são: “Quem somos”, “Onde estamos”, “Formas de pagamento”, “Política de privacidade” e “Entrega, trocas e devoluções”.

8. Efetue o cadastro dos produtos

Depois da loja praticamente montada, é hora de cadastrar os produtos. Para colaborar com as vendas, faça uma pequena descrição abaixo da imagem do produto. Essa descrição deve ser curta, mas o mais completa possível.

9. Assuma riscos, mas não esqueça a segurança

Os riscos fazem parte desse tipo de negócio, mas por isso mesmo que é importante tomar alguns cuidados. Utilize a criptografia para garantir a segurança da loja e do cliente. Contrate empresas que forneçam certificados e selos de segurança. Além de aumentar as vendas pela segurança oferecida, é possível descobrir alguma vulnerabilidade e consertar antes de acontecer algum imprevisto.

10. Elabore estratégias de e-mail marketing como pontapé inicial

Uma ótima opção pra iniciar um relacionamento com o cliente é utilizar o e-mail marketing. Além de poder enviar mensagens sobre ofertas e novidades, o e-mail marketing, possibilita uma aproximação com o cliente através de mensagens de aniversários, datas especiais, oferecendo cupons de descontos, conteúdo que acrescente conhecimento ao assinante do feed, informativos e outras mensagens que gerem um relacionamento com o cliente. As vendas se tornarão uma sequencia natural.

A estratégia de e-mail marketing, quando bem trabalhada, trará um retorno maior que outros meios e, tudo isso, a um investimento monetário muito baixo. Além do e-mail marketing, a criação de um blog, a utilização de links patrocinados no Google Adwords e Facebook ads, podem se tornar um complemento para a divulgação da loja online.

Pronto! Sua loja está pronta e sendo divulgada. A partir daí é só aperfeiçoar os passos e ir adiante!

Acesse o site da iOiO Store e saiba mais sobre o software que pode lhe ajudar a criar uma loja virtual!

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